Depois de dois anos de isolamento social, muita gente não vê a hora de poder reunir os familiares e amigos para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Confiantes na animação dos torcedores, os lojistas do Rio de Janeiro já esperam um aumento de 10% nas vendas de aparelhos de televisão. A conta considera o que 350 comerciantes da cidade esperam vender em outubro e novembro na comparação com os mesmos meses do ano passado. Quem calcula é o Clube dos Diretores Lojistas e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município.
O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, acrescenta que a procura já começou e o maior interesse dos consumidores e por equipamentos maiores e mais modernos.
A professora Katilaine Chagas de 36 anos, é um desses consumidores esperados pelos lojistas. Ela tinha uma televisão que pifou bem no auge da pandemia de covid-19, mas só agora conseguiu juntar um dinheirinho pra substituir o aparelho.
A compra deve ser feita em conjunto com o namorado dela, o bombeiro hidráulico Wagner Carminatti, de 43 anos, que espera poder ver os gols do Brasil em boa resolução.
Mas se quiserem conquistar clientes como a Katilaine e o Wagner, as lojas vão precisar antecipar as promoções. Oficialmente, a black friday - data esperada pelos consumidores para fazer suas compras - acontecerá apenas cinco dias depois da abertura da Copa, programada para 20 de novembro.