Indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, aponta estudo

Publicado em 14/10/2022 - 10:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera. Levantamento publicado pela Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos, aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados em anos recentes. E a projeção é de um aumento de 60%, ou mais de 140 milhões de toneladas nos próximos oito anos.

Especialistas avaliam que é necessário e urgente um esforço de toda a sociedade para construir uma indústria têxtil, de roupas e acessórios, mais sustentável. O professor e empresário Fernando Dantas, especialista em empreendedorismo, ressalta que é importante e urgente sensibilizar produtores e consumidores da moda e da indústria têxtil para a criação e a produção de produtos sustentáveis.

Segundo especialistas, a decomposição de roupas pode levar até centenas de anos quando feitas de fibras sintéticas, e os componentes químicos podem contaminar o solo e água, sem falar nos gases de efeito estufa emitidos na cadeia de produção e no descarte. A jornalista e ambientalista Cecília Maria Klein dá algumas dicas de como é possível contribuir para um consumo mais sustentável.

Dona de um brechó no Rio de Janeiro, Andrea Martins avalia que o perfil do consumidor brasileiro está mudando, contribuindo para impulsionar novas estratégias de consumo consciente.

Se por um lado há uma preocupação maior em reduzir os impactos ambientais causados pela produção têxtil, especialistas consideram que a questão da poluição e do alto consumo de recursos naturais ainda permanece um desafio para o setor.

Edição: Elifas Levi/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça decreta prisão de dois militares pelo furto de armas em SP

A prisão é preventiva. Se condenados, os militares poderão ser expulsos do Exército e receber penas de até 50 anos de prisão. 

Baixar arquivo
Segurança

PF investiga licitações feitas durante a pandemia de covid-19

A operação cumpriu mandatos de busca e apreensão em Roraima e Amazonas. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 1,5 milhão.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ouvidoria da Polícia de SP denuncia casos de execução pela PM

O relatório apresentado cita também duas invasões ilegais de domicílio, seis relatos de abusos policiais e uma tentativa de execução. Todas durante abordagens da Operação Escudo, no litoral paulista. A ação policial já deixou 33 civis mortos em supostos confrontos com a polícia

Baixar arquivo
Geral

No Acre, cheia dos rios deixa 17 municípios em situação de emergência

Nível do Rio Acre chegou, nesta terça-feira (27) a 16,2 metros. Segundo a Defesa Civil, mais de 5.500 pessoas estão desabrigadas e cerca de 5.700 desalojadas 

Baixar arquivo
Saúde

Saiba identificar os sintomas da dengue

Especialista alerta para os sintomas da dengue grave: dor abdominal, vômitos, desmaios, tonturas, sangramentos. Nesse caso o paciente requer hospitalização.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra 920 mil casos de dengue

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos.

Baixar arquivo