Endividamento alto no Brasil preocupa saúde mental dos trabalhadores

Publicado em 17/11/2022 - 12:22 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

As dívidas estão tirando o sono de oito em cada dez brasileiros. É muita gente devendo, de acordo com pesquisa sobre os reflexos emocionais gerados pelo endividamento e divulgada nesta quinta-feira (17), pela Serasa. 

Cerca de 83% dos endividados sofrem de insônia por causa das dívidas e 78% são acometidos por pensamentos negativos. Ao todo, foram ouvidas mais de 5 mil e duzentas pessoas. E o "cenário psicológico" foi classificado como "preocupante", já que a situação de inadimplência "estimula problemas emocionais” e prejudica “relações pessoais e familiares".

É que três em cada quatro endividados afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias. Cerca de dois terços, disseram que a situação financeira teve "impactos no relacionamento conjugal" e que tiveram “crise e ansiedade”. Mais da metade revelou sentir “muita tristeza” e “medo do futuro”, além de ter "vergonha da condição de endividado".

O servidor público Gerzivilson Azevêdo, 72 anos, tem uma dívida que não consegue quitar, mas acredita que o mais importante é manter a "cabeça no lugar" para preservar a saúde e quitar o débito assim que possível.

Gerzivilson não é exceção. O estudo da Serasa também ressaltou a importância do tema da educação financeira, que traz dados positivos sobre mudanças de hábitos dos endividados. A maioria deles começou a fazer controle de gastos, tem confiança em conseguir quitar o débito, e passou a conversar mais com os familiares para buscar soluções conjuntas.

O desemprego ainda é o principal motivo de endividamento, e foi apontado por 29% dos entrevistados. Em seguida, foi citada a redução da renda (12%), e o empréstimo para conhecidos ou familiares (11%).

Até o dia 5 de dezembro, a Serasa realiza o Feirão Limpa Nome, por meio dos canais digitais, do site serasalimpanome.com.br ou por aplicativo. O objetivo é evitar um novo recorde de inadimplência, que cresceu pelo nono mês consecutivo, em setembro, e soma mais de 68 milhões de brasileiros com o nome negativado.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo