A indústria naval está apostando nos projetos de baixo carbono nos estaleiros nacionais. Com o aumento do número de projetos de parques eólicos offshore no Brasil, o tema vem cada vez mais despertando a atenção. Esses equipamentos captam os ventos constantes em alto-mar e os transformam em energia elétrica. A expectativa é de que em cinco anos, o segmento crie novas oportunidades para a indústria naval brasileira, principalmente no Nordeste, região que concentra 80% dos parques brasileiros.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira durante o Panorama Naval no Rio de Janeiro, evento promovido pela Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e que tem como objetivo esclarecer o horizonte de negócios sobre a indústria naval fluminense frente ao mercado brasileiro. A Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, fala sobre como está o andamento para colocar em prática essas novas tecnologias no mercado naval.
Outro tema abordado durante o encontro foi o descomissionamento dos sistemas de produção de óleo e gás, que é a inutilização das instalações de exploração desses recursos. Um grande desafio para essa indústria é fazê-lo de forma segura. A Gerente naval da Firjan fala sobre a necessidade de adequação e de soluções específicas para o descomissionamento.
O Panorama Naval no Rio de Janeiro é resultado do trabalho conjunto de diversas instituições atuantes neste segmento, com o objetivo de dar robustez às análises das oportunidades e entraves no estado.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)