Agronegócio espera crescimento de 2,5% do PIB do setor em 2023

Publicado em 07/12/2022 - 15:13 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil apresentou, nesta quarta-feira, balanço deste ano do setor e as perspectivas para 2023.

Segundo a entidade representativa do setor agrícola do Brasil, o ano fecha com um Valor Bruto de Produção com crescimento de 2,2% em relação ao ano passado, alcançando R$ 1,3 trilhão. No ramo agrícola, a receita foi mais positiva ainda que no geral: a receita subiu 3,3% em relação a 2021. Na pecuária, houve estabilidade, com aumento de 0,1%.  Soja, milho e carne bovina representam 58,4% do valor total alcançado este ano.

Somente no mercado exterior, nos 11 primeiros meses de 2022, o agronegócio respondeu por 48% das vendas externas totais do Brasil. Apesar destes números, segundo a Confederação, este ano deverá fechar com queda de 4,1% no PIB do agro, depois de registrar recordes em 2020 e 2021.

Fatores como preços dos defensivos e fertilizantes, que em alguns casos subiram mais de 100% neste ano, redução de produtividade da soja, cana-de-açúcar e milho, muito por questões climáticas como o La Niña nos estados do Sul e enchentes no Nordeste, pressionaram o PIB do agro para baixo.

A perspectiva para o ano que vem são de números mais positivos, mas com muitos desafios. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil estima que Produto Interno Bruto do setor cresça até 2,5% em 2023 em relação a 2022. Mas aponta elementos que precisam ser contornados e solucionados no mercado interno e externo.

Na seara doméstica, a alta dos custos de produção na atividade, as incertezas sobre o controle das despesas públicas e a condução da política fiscal, que devem impactar os custos do setor agropecuário, sobretudo em questões tributárias.

Já na esfera internacional, a possibilidade de continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia, que este ano já impactou na disponibilidade global de grãos e de insumos, além das previsões de desaceleração do PIB mundial podem influenciar o comportamento das exportações brasileiras do agro no próximo ano. Além das estimativas de queda de crescimento econômico de alguns dos principais parceiros comerciais do Brasil, como China, Estados Unidos e União Europeia.

A perspectiva para a safra de grãos 2022/2023 é de um aumento de 15,5%, o que representa 42 milhões de toneladas a mais em relação ao período anterior, podendo chegar a 313 milhões de toneladas no total, segundo a CNA. O crescimento da área plantada e recuperação da produtividade da soja, após a seca impactar o Sul do país este ano, podem ajudar na concretização destes números.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk Sofia Lykawka vive no Japão há 20 anos e é o responsável por estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar. Ele diz que ainda não é possível definir um valor fixo para a massa, nem para a órbita do possível novo planeta

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana 2024

Foi com muita emoção, mas o Fluminense venceu a LDU Quito, no Maracanã, por 2 a 0.

Baixar arquivo
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo