A estimativa de produção de cana-de-açúcar para a safra 2022/2023 é de aumento de 4,5% em comparação ao último relatório divulgado em agosto.
Este é o terceiro levantamento da safra 2022/2023 feito pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, e ele aponta uma estimativa de produção de 598 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
Segundo o levantamento, o crescimento é por conta de ajustes na área colhida e na produtividade obtida, principalmente no estado de São Paulo, que é o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
O país deverá produzir mais de 36 milhões de toneladas de açúcar nesta safra, um acréscimo de 4,1% quando comparada à safra 2021/2022.
Quanto ao álcool, há expectativa de elevação em 30% na produção do combustível, chegando a mais de 4,5 bilhões de litros. Com esse volume projetado pela Conab, o etanol resultante do cereal vai aumentar em 15% a participação no mercado de biocombustíveis.
A área destinada ao cultivo da cultura nesta safra está estimada em 8.307 hectares, uma redução de 0,5% em relação à última safra. De acordo com o levantamento a queda na área de produção se deve, entre outros fatores, a destinação do espaço para outras culturas, como milho e soja.
* Com supervisão de Paula de Castro.