Taxa de desemprego no país cai para 8,1%, aponta PNAD

Publicado em 19/01/2023 - 12:21 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego caiu pelo segundo trimestre seguido e ficou em 8,1% no período encerrado em novembro, frente aos três meses anteriores, quando havia sido de 8,9%. A taxa apurada em setembro, outubro e novembro deste ano é a menor desde até abril de 2015. Os dados são da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o número de desempregados ficou em 8,7 milhões, o menor contingente desde o trimestre terminado em junho de 2015. São 953 mil pessoas a menos em busca de emprego no país, na comparação com junho, julho e agosto.

A coordenadora da Pnad, Adriana Beringuy, explicou que a retração da taxa de desocupação no trimestre encerrado em novembro deve-se ao aumento de 0,7% na ocupação no período, que novamente atingiu o maior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Esse percentual equivale a um acréscimo de 680 mil pessoas no mercado de trabalho.

E acrescentou que a expansão da população ocupada começou com os trabalhadores informais e, depois, do emprego com carteira assinada nos mais diversos grupamentos de atividades, entre eles comércio e indústria. Mais recentemente, houve também aumento nos serviços, que exercem um papel importante na recuperação da população empregada.

A pesquisa destaca, ainda, que houve uma redução de 4,8% no número de desalentados, ou seja, no trimestre encerrado em novembro, 203 mil pessoas resolveram voltar a procurar emprego, em relação ao trimestre anterior.

E outro destaque foi o rendimento médio real, que aumentou 3,0% em relação ao trimestre encerrado em agosto, e que foi estimado em R$ 2.787.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo