Comitiva do governo vai visitar região castigada pela estiagem no Sul

Publicado em 22/02/2023 - 20:18 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Uma comitiva de ministros do governo federal desembarca nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. A princípio, o grupo deve visitar a cidade de Hulha Negra, na fronteira com o Uruguai. A região é uma das mais castigadas pela estiagem que afeta o estado pelo terceiro ano seguido e que impacta a produção agropecuária. Até agora, dos 497 municípios gaúchos, pelo menos 322 decretaram situação de emergência. Ou seja, 64% deles.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, o estado é um dos principais produtores do agronegócio do Brasil, com R$ 16 bilhões exportados no ano passado. E o setor é responsável por 40% de toda a riqueza produzida no estado. Mas a estiagem já deixa suas marcas de prejuízo na produção leiteira, de corte e também nas culturas de soja e no milho, como explica Feltes.

A expectativa é de que a comitiva de ministros anuncie medidas de auxílio que possam atender a um leque diversificado de necessidades, como explica o secretário.

Em entrevista à Agência Brasil nessa terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que 28 municípios do estado já tinham apresentado planos de prioridades no combate à estiagem. E que para atender a esses municípios foram disponibilizados R$ 6,4 milhões que estão sendo utilizados para liberação de carros pipas e a compra de cestas básicas.

Já do lado do estado, as medidas adotadas na semana passada, como a anistia dos produtores que tiveram a safra frustrada, se somam a outras em andamento desde 2022, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes.

Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, também devem integrar a comitiva que vai ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo