Uma comitiva de ministros do governo federal desembarca nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. A princípio, o grupo deve visitar a cidade de Hulha Negra, na fronteira com o Uruguai. A região é uma das mais castigadas pela estiagem que afeta o estado pelo terceiro ano seguido e que impacta a produção agropecuária. Até agora, dos 497 municípios gaúchos, pelo menos 322 decretaram situação de emergência. Ou seja, 64% deles.
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, o estado é um dos principais produtores do agronegócio do Brasil, com R$ 16 bilhões exportados no ano passado. E o setor é responsável por 40% de toda a riqueza produzida no estado. Mas a estiagem já deixa suas marcas de prejuízo na produção leiteira, de corte e também nas culturas de soja e no milho, como explica Feltes.
A expectativa é de que a comitiva de ministros anuncie medidas de auxílio que possam atender a um leque diversificado de necessidades, como explica o secretário.
Em entrevista à Agência Brasil nessa terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que 28 municípios do estado já tinham apresentado planos de prioridades no combate à estiagem. E que para atender a esses municípios foram disponibilizados R$ 6,4 milhões que estão sendo utilizados para liberação de carros pipas e a compra de cestas básicas.
Já do lado do estado, as medidas adotadas na semana passada, como a anistia dos produtores que tiveram a safra frustrada, se somam a outras em andamento desde 2022, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes.
Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, também devem integrar a comitiva que vai ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional
22/02/2023 - 20:18
Brasília
Operação retira celulares e itens ilegais em presídios de 15 estados
ter, 19/05/2026 - 18:58
Governo publica novas regras para cursos de graduação em enfermagem
ter, 19/05/2026 - 18:52
Programa financiará veículos para motoristas de aplicativo e taxistas
ter, 19/05/2026 - 18:30
Giro Internacional: Trump ameaça Irã e tensão global aumenta
ter, 19/05/2026 - 18:22
Neymar teria aceitado reserva em conversa com técnico da Seleção
ter, 19/05/2026 - 17:13
Galípolo diz que suposta ligação entre servidores e Master abalou BC
ter, 19/05/2026 - 16:26