Haddad apresentará nova regra fiscal já em março

Data foi antecipada para agilizar análise do novo teto de gastos

Publicado em 15/02/2023 - 17:20 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que sua equipe irá apresentar ao Congresso Nacional a nova regra fiscal já em março. A previsão anterior era apresentar em abril.

A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (15), em evento do banco de investimentos BTG Pactual. De acordo com Haddad, a pedido da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a data foi antecipada  para dar mais tempo para os parlamentares analisarem a nova regra fiscal que pretende substituir o teto de gastos.

Haddad também afirmou que está trabalhando para reonerar setores que tiveram isenção fiscal nas últimas semanas do governo anterior para poder limpar o caminho para a reforma tributária.

De acordo com os cálculos da equipe da Fazenda, as renúncias fiscais concedidas nos últimos 15 dias do governo anterior retiraram ao menos R$ 20 bilhões dos cofres públicos.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Toyota vai anunciar investimentos de R$ 11 bilhões no Brasil

A previsão é que a montadora lance novos modelos de automóveis nos próximos anos.

Baixar arquivo
Saúde

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, data de conscientização sobre essa doença que cresce a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Neste domingo (3), no Campeonato Baiano, o Bahia venceu o Jacuipense por 2 a 0 e o Vitória venceu Itabuna também por 2 a 0. Já no Campeonato Carioca, Taça Guanabara, o Botafogo goleou o Fluminense 4 a 2 e o Vasco goleou a Portuguesa por 4 a 0. 

Baixar arquivo
Política

Mudanças nas regras eleitorais estão na pauta do Senado esta semana

Novas regras eleitorais devem ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta semana. Entre as principais mudanças, aumento de 4 para 5 anos dos mandatos políticos, o fim da reeleição para o executivo, e também a possibilidade de coincidência entre as eleições federal, estaduais e municipais, que podem ocorrer no mesmo dia.

Baixar arquivo
Geral

Acre enfrenta uma das maiores enchentes da sua história

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública, na última sexta-feira, por causa das cheias dos rios e do aumento do volume de chuvas das últimas semanas. Até agora, 19 municípios se encontram em estado de emergência, afetados pelas inundações de rios e igarapés.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre Oriente Médio hoje

No sábado, mais um grupo de países se posicionou a favor de um cessar-fogo na região. Dessa vez, foram os 24 países que formam a CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, reunidos em São Vicente e Granadinas.

Baixar arquivo