A cadeia produtiva do mel no estado do Piauí exportou 7 mil toneladas do produto e faturou US$ 26 milhões, assumindo a liderança entre todos os estados do país, no ano passado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, o início das exportações do produto, que começou há alguns anos, incentivou o crescimento de toda a cadeia produtiva, por meio da padronização na produção e da certificação de origem.
Apenas a cidade de Oeiras, principal polo exportador, que fica a 300 km da capital Teresina, produziu cerca de 4,5 toneladas de mel, movimentando quase R$ 90 milhões.
A produção também tem se destacado nas regiões mais carentes. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 18 anos, a produção de mel no estado cresceu mais de 100 vezes e entre as 50 cidades do Piauí que mais produziram mel em 2021, 38 delas estão nos territórios mais pobres do estado.
De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal, do IBGE, a produção brasileira de mel chega a mais de 55 mil toneladas por ano.