O número de comércios ociosos no centro do Rio de Janeiro disparou, especialmente com a pandemia. Para incentivar a retomada das atividades nesses locais, a prefeitura do Rio lançou um chamamento público voltado para esses negócios. Vão ser pagos, R$ 75,00 mensais por metro quadrado, para auxílio no custeio das despesas do imóvel, com limite de até 192 metros quadrados.
Serão 90 negócios que vão ser beneficiados com o incentivo, por até quatro anos. Os imóveis devem estar localizados no térreo, com pelo menos uma fachada ou acesso virado para a rua, ter finalidade exclusivamente comercial e estarem ociosos. Além disso, precisam estar localizados no quadrilátero entre a Rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Avenida Rio Branco e Rua da Assembleia.
Chicão Bulhões, secretário municipal de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação, explica a importância da medida para a economia da cidade.
As condições exigidas pela Prefeitura são que os negócios funcionem com horário estendido, em finais de semana, e incentivem atividades econômicas ligadas às áreas culturais e artísticas.
O Chamamento Público tem duração de 45 dias.