As montadoras GM, Hyundai e Stellantis irão conceder férias coletivas a seus funcionários paralisando as produções em suas fábricas em São José dos Campos, Piracicaba no estado de São Paulo e Goiana em Pernambuco. Além delas, a fábrica da Volkswagen em Taubaté também anunciou férias coletivas com início no fim deste mês.
No caso da GM, houve no começo de março um início de processo de demissões. Mas, algumas conseguiram ser revertidas, após a paralisação organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Região. Houve um acordo entre a empresa e os trabalhadores garantindo estabilidade até o dia 19 de abril. As férias coletivas na empresa vão começar no dia 27 de março e se encerram no dia 11 de abril.
A paralisação na produção vem dentro de um contexto de dificuldades na aquisição de peças como semicondutores e de desaceleração nas vendas por problemas na obtenção de crédito, de acordo com diagnóstico da Anfavea, a Associação de Fabricantes de Veículos. Ainda de acordo com dados da associação, apesar do aumento de 13% em janeiro deste ano, era esperado um patamar mais elevado de vendas no início deste ano.