Consumo das famílias aumentou 7% em março na comparação com fevereiro
O consumo das famílias brasileiras aumentou em 7% no mês de março, em relação a fevereiro, e mais de 5% na comparação com março do ano passado. Já no primeiro trimestre deste ano, o gasto dos lares do país no supermercado foi 2% maior do que no mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Para o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, o aumento dos gastos no varejo durante o primeiro trimestre está relacionado com a manutenção do pagamento do Auxílio Brasil em R$ 600, que ultrapassa R$ 40 bilhões pagos às famílias mais pobres. E também com o reajuste do salário mínimo em sete e meio por cento, desde de janeiro e outros benefícios que injetaram recursos na economia familiar, como auxílio gás, reajuste das bolsas de educação, e pagamento de R$ 150 por criança carente de até 6 anos de idade.
E o vice-presidente da Abras acredita que o consumo das famílias vai continuar crescendo nos próximos meses. Ele aponta como justificativa para isso a chegada de mais recursos na economia, a partir de maio.
O preço da cesta dos 35 produtos mais consumidos registrou pequena queda em março - em média, 5 reais mais barata que em fevereiro. As maiores quedas de preço foram dos produtos hortifruti, como a batata, que teve redução de 10%; e o tomate, que ficou 12% mais barato. O preço das carnes e do frango caiu em média 3%. Já outros alimentos subiram de preço no trimestre, caso dos ovos e da farinha de mandioca.