Indicação de próximos diretores do BC seguirá interesses do governo

Publicado em 06/04/2023 - 17:02 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Prestes a indicar dois novos diretores do Banco Central, o presidente Lula disse que vai optar por nomes com responsabilidade e que estejam de acordo com os interesses do governo.

Outros dois diretores devem ser indicados no ano que vem e devem atender aos mesmos critérios, segundo disse o presidente em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (6).

Os diretores de política monetária e de fiscalização do Banco Central tiveram os mandatos vencidos em fevereiro e ainda não foram ocupados. O presidente Lula, ao criticar a atual taxa de juros, a Selic, disse não querer retirar do cargo o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Em março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central manteve, pela segunda vez no ano, a taxa básica de juros brasileira em 13,75%, ao ano. O patamar vem sendo alvo do presidente Lula e de membros do governo, que avaliam como alto.

Edição: Shiely Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Placas no Cais do Valongo vão indicar marcos da memória africana

As indicações vão desde portos, igrejas, praças, terreiros de candomblé, quilombos, passando lugares onde ocorreram movimentos de resistência, até manifestações culturais.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista: ministra do Zimbábue fala sobre luta contra o racismo

A ministra das mulheres, comunidades e empreendedorismo do Zimbábue deu entrevista exclusiva à EBC e falou das experiencias do seu país no campo da luta contra o racismo e pela igualdade de gênero. 

Baixar arquivo