Abertas as inscrições para o Encceja 2023

Publicado em 27/05/2023 - 16:37 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estão abertas até o dia 2 junho as inscrições para o Encceja 2023, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Por meio do exame, é possível pegar os certificados de conclusão da educação básica.

Podem participar jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data das provas.

Quem tiver interesse, pode fazer a inscrição na página enccejanacional.inep.gov.br, usando o login único da plataforma gov.br.

A inscrição para o Encceja é gratuita, mas não para quem faltou à última edição e não justificou a ausência ou teve a justificativa reprovada pelo Inep, o instituto ligado ao Ministério da Educação, responsável pelo exame.

Nesses casos é preciso ressarcir ao Inep em R$ 40 por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição. As provas serão no dia 27 de agosto.

Edição: Jacson Segundo / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo