Qual a ordem da restituição do Imposto de Renda 2023?

Publicado em 09/05/2023 - 07:20 Por Edgard Matsuki - Brasília

Restituição do Imposto de Renda é um alívio para quem precisa de um dinheiro extra. Geralmente, é muito esperada a notícia de que a pessoa está incluída no próximo lote a ser pago. Para quem está esperando pelo dinheiro, o professor do Centro Universitário do Distrito Federa (UDF), Deypson Carvalho, detalha como é organizada a fila de restituição do IRPF 2023. 

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

De acordo com o professor, estão previstos cinco lotes de restituições. O primeiro lote está programado para liberação já em 31 de maio, e os demais no último dia útil dos meses subsequentes, até o quinto e último lote, em 29 de setembro de 2023.

Para este ano, a ordem de prioridade para a restituição é a seguinte:

1) Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;

2) Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave;

3) Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Contudo, uma das novidades para 2023 é que a opção do contribuinte por iniciar uma declaração pela pré-preenchida e optar pela restituição via PIX contribuirão na classificação da prioridade, após a consideração das três já previstas em lei, citadas acima. Ou seja: quem escolher essas duas opções simultaneamente entrará na ordem de restituição logo após os contribuintes com maior renda vinda do magistério.

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Vitimas das enchentes devem analisar com atenção contratos de seguros

Coberturas de veículos podem incluir diferentes riscos, inclusive alagamentos e inundações. Mas é o cliente que indica quais itens quer contratar. Já o Seguro Habitacional, obrigatório para quem financia um imóvel, protege os imóveis contra os danos causados por diversas razões, entre elas, inundação ou alagamento, ainda que decorrente de chuva.

Baixar arquivo
Geral

MPT recebe denúncias de violações trabalhistas envolvendo enchentes

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, 60% das denúncias são pela exigência que o empregado vá trabalhar em local de risco ou em más condições.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação será reforçada em abrigos do Rio Grande do Sul

Os abrigos do Rio Grande do Sul terão reforço na vacinação contra covid-19, influenza, tétano, raiva e hepatite A para evitar surtos após ferimentos ou contato contínuo com a água das enchentes. Contra a leptospirose, a Secretaria de Saúde indicou prevenção com antibióticos.

Baixar arquivo
Geral

Porto Alegre abre comporta para reduzir acúmulo de água no centro

A medida foi tomada devido a redução de 40 cm do volume de água da inundação na cidade. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MJ resgata 160 crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual

Operação Caminhos Seguros, do Ministério da Justiça, prendeu, ainda, mais de 300 pessoas envolvidas com esse tipo de crime, em mais de 450 cidades.

Baixar arquivo
Saúde

Um milhão de novos casos de dengue registrados nos últimos 20 dias

A dengue já matou 2.700 pessoas no Brasil em 2024. E só nos últimos 20 dias, o Ministério da Saúde registrou um milhão de novos casos da doença.

Baixar arquivo