BNDES e Petrobras fecham parceria para produção de fontes renováveis

Publicado em 23/06/2023 - 16:01 Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Petrobras e o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , assinaram um acordo de cooperação técnica com foco em transição energética, que é a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo, favorecendo o uso de fontes renováveis.  

Para cumprir esses objetivo foi criada uma comissão mista, que se reunirá a cada dois meses para discutir projetos de desenvolvimento científico e reindustrialização.  

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, explicou que pretende aumentar o limite de investimentos na Petrobras. Por isso, está discutindo com o Ministérios da Fazenda e a Casa Civil a alteração de algumas regras monetárias, permitindo o aumento desse financiamento.  

Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a parceria com o BNDES será fundamental diante do tamanho do desafio, porque a empresa trabalha hoje com um produto fadado a desaparecer, e precisa ao mesmo tempo se planejar para o futuro sem desabastecer o mercado atual.  

Quatro grupos de trabalhos temáticos vão atuar dentro dessa comissão: o de Planejamento e Estudos incentivará pesquisas científicas e estudos estratégicos; já a Subcomissão de Desenvolvimento Produtivo e Inovação vai fortalecer a cadeia de fornecedores do segmento de óleo e gás; enquanto o grupo de Transição Energética e Descarbonização ficará focado nas atividades de biorefino, biofertilizantes, biodiesel e biogás; e, por fim, a Subcomissão de Governança cuidará das ações de governança, integridade e transparência. 

Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo