Governo lança Plano Safra para agricultura familiar

Publicado em 06/08/2023 - 18:22 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lançou o Plano Safra para agricultura familiar na Amazônia nesse sábado. As medidas buscam aumentar os investimentos na região e foram apresentadas durante o evento Diálogos Amazônicos, em Belém.

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, disse que o objetivo é aumentar valores contratados pelos produtores do Norte.

Na linha do Pronaf B, que é voltado para famílias de baixa renda, a taxa de juros é de meio por cento e quem paga em dia tem desconto de 40% na região Norte.

Outras medidas incluem redução de juros em outras linhas para estimular a produção de alimentos básicos, como mandioca, arroz e feijão, e produtos da sociobiodiversidade.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, defendeu financiar a agroindústria.

O novo plano safra da agricultura familiar foi lançado em junho e prevê R$ 71,6 bilhões para crédito, um aumento de 34%, segundo o governo. Somados a outras ações, o total de investimentos chega a R$ 77,7 bilhões.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo