Mais de 142 mil postos de trabalho, com carteira assinada, foram criados no mês de julho. Os dados do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que, enquanto ocorreram mais de 1 milhão e 740 mil desligamentos, o país registrou mais de 1 milhão e 883 mil admissões.
Com isso, julho totalizou mais de 43 milhões de empregos com carteira assinada, um saldo 33% maior que o estoque de vagas do mês anterior, junho.
O balanço de julho foi positivo nos cinco grandes setores da economia, com destaque para serviços, que representou 39% do total de empregos gerados. Para o setor, os maiores crescimentos foram em serviços de transporte, armazenagem e correio; e alojamento e alimentação. É o que explica a Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner.
Depois, vêm os setores de comércio, construção, indústria e agropecuária, com saldo positivo. Também houve mais admissões que desligamentos nas cinco regiões do país. Já em relação aos estados, quase todos tiveram saldo positivo, exceto o Rio Grande do Sul. Durante a divulgação dos dados, o ministro do Trabalho e emprego, Luiz Marinho, disse que a pasta vai investigar denúncias de contratações irregulares no estado.
O presidente Lula, inclusive, já declarou que o governo deve gerar, este ano, mais de 2 milhões de vagas de emprego, até dezembro. Para o ministro Luiz Marinho, a expectativa é parecida.
Até o momento, no acumulado do ano, o saldo entre janeiro e julho foi superior a 1 milhão e 116 mil novas admissões. O saldo também foi positivo no acumulado dos últimos 12 meses: superior a 1 milhão e 500 mil empregos.
![REUTERS/Adriano Machado/Proibida reprodução Notas de 200 reais
02/09/2020
REUTERS/Adriano Machado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/02/2023 – Bloco Cordão da Bola Preta desfila pelas ruas do centro da cidade no primeiro dia oficial do Carnaval 2023. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Nasa/Via Reuters/Direitos Reservados Geleira, Groenlandia, Degelo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/01/2025 - Forte chuva no centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)