Conab prevê crescimento da produção de arroz e feijão na próxima safra
As áreas plantadas com feijão e arroz devem aumentar no país depois de atingirem a menor extensão em 47 anos na última safra. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com as perspectivas para a Safra 2023 / 2024, as lavouras de arroz aumentam depois de 13 anos de queda. E a produção deve chegar a 11,3 milhões de toneladas; 12,8% a mais em relação à safra anterior.
A lavoura de feijão, que diminuía a área desde 2017, teve agora um aumento de quase 2% e deve entregar 3 milhões de toneladas. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os números refletem as políticas públicas retomadas pelo Governo Federal.
Já a expectativa inicial para a safra total de grãos é 319,5 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será um pouco menor que o colhido na safra anterior, mas será 2º maior da histórica. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, isso representa uma parte da produção brasileira. Mas, existe muito mais.
No caso da soja, a expectativa é de mais uma safra recorde, com aumento de 5,1% na produção; serão 164 milhões de toneladas.
O milho tem redução na área plantada. Isso por causa da baixa nos preços internacionais e nacionais. Por isso, ficou menos atrativo pro produtor. Então, o volume deve reduzir em 9,1%, fechando em 119,8 milhões de toneladas.
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Brasil pode resolver a insegurança alimentar.
Os números divulgados nesta terça-feira fazem parte da 11ª edição das Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2023/24.
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil. Brasília-DF 01/02/2025 Senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Nacional. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)