Conab prevê crescimento da produção de arroz e feijão na próxima safra

 A informação foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento

Publicado em 19/09/2023 - 19:40 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As áreas plantadas com feijão e arroz devem aumentar no país depois de atingirem a menor extensão em 47 anos na última safra. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com as perspectivas para a Safra 2023 / 2024, as lavouras de arroz aumentam depois de 13 anos de queda. E a produção deve chegar a 11,3 milhões de toneladas; 12,8% a mais em relação à safra anterior.

A lavoura de feijão, que diminuía a área desde 2017, teve agora um aumento de quase 2% e deve entregar 3 milhões de toneladas. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os números refletem as políticas públicas retomadas pelo Governo Federal.

Já a expectativa inicial para a safra total de grãos é 319,5 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será um pouco menor que o colhido na safra anterior, mas será 2º maior da histórica. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, isso representa uma parte da produção brasileira. Mas, existe muito mais.

No caso da soja, a expectativa é de mais uma safra recorde, com aumento de 5,1% na produção; serão 164 milhões de toneladas.

O milho tem redução na área plantada. Isso por causa da baixa nos preços internacionais e nacionais. Por isso, ficou menos atrativo pro produtor. Então, o volume deve reduzir em 9,1%, fechando em 119,8 milhões de toneladas.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Brasil pode resolver a insegurança alimentar.

Os números divulgados nesta terça-feira fazem parte da 11ª edição das Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2023/24.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo