logo Radioagência Nacional
Economia

Receita Federal libera consulta a lote residual de restituição do IRPF

Ao todo, 354 mil contribuintes vão receber o dinheiro no dia 31
Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
24/10/2023 - 10:24
Brasília
Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria  sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. 
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal liberou, nesta terça-feira, a consulta ao lote residual de outubro da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. Ao todo, 354 mil contribuintes vão receber o dinheiro no dia 31 deste mês.

O valor total a ser depositado nas contas bancárias vai ser de mais de R$ 643 milhões. A maior parte vai atender quem tem prioridade, como idosos, pessoas com deficiência, professores e os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou escolherem receber a restituição por Pix.

Para saber se a restituição está disponível, o cidadão pode acessar a página da Receita na internet, no endereço gov.br/receitafederal, na seção "Meu Imposto de Renda". Outra opção é o aplicativo da Receita Federal para tablets e celulares.

O calendário regular de restituições terminou em setembro. Agora, são pagos os lotes residuais de declarações processadas depois, por causa de retificações ou correções.

x