Consumidores pretendem gastar mais este ano na Black Friday, diz CNDL
Publicado em 20/11/2023 - 16:05 Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasília
Sabe aquela roupa que você adorou, mas achou cara. Ou aquele eletrônico ou eletrodoméstico de última geração que está fora do seu orçamento? Nesta semana, principalmente, na próxima sexta-feira, é possível comprar esses produtos mais baratos. É porque estamos em tempo de Black Friday.
Marina Fidélis, servidora pública, pretende adquirir a sua máquina de lavar agora. Quer aproveitar as promoções.
Mauro Evangelista, que também é servidor público, está esperando a Black Friday para comprar pneus.
Por causa dos anúncios de descontos tentadores, nove em cada dez consumidores como Marina e Mauro devem comprar na data. Em média, eles esperam gastar cerca de R$ 1.250 para adquirir mais de 3 produtos.
Pela ordem, os preferidos são roupas, calçados, cosméticos, perfumes, eletrodomésticos e artigos para a casa. A expectativa dos compradores é gastar R$ 89 a mais do que no ano passado.
Tudo isso foi revelado na pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Mas todo cuidado é pouco para não cair em cilada. O diretor-geral do Procon DF, Marcelo Nascimento, explica que os consumidores devem agir com cautela.
Mesmo se com todos os cuidados e pequisa antes de comprar produtos na Black Friday, você se sentir lesado, pode ligar no número nacional 151 e denunciar a empresa. Em alguns estados ou aqui na capital do país, você pode mandar e-mail ou ir ao Procon presencialmente.
Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves