Reoneração dos combustíveis não encarecerá preço do diesel, diz Haddad

Publicado em 27/12/2023 - 09:55 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A  reoneração dos combustíveis, a partir de 1º de janeiro, não deve encarecer o preço que os consumidores pagam pelo litro do diesel nos postos de abastecimento. A opinião é do ministro da Fazenda Fernando Haddad e ele falou após uma reunião o com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também responde pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Segundo Haddad, o aumento da carga tributária que incide sobre o diesel, com a retomada da cobrança dos impostos federais PIS/Cofin, a partir do início do próximo ano, vai ser amenizado pelas reduções de preço já anunciadas pela Petrobras.

A cobrança do Pis/Cofins do diesel estava zerada desde 2022 como forma de conter a alta dos preços e, também, a inflação.

A partir desta quarta-feira, a Petrobras passa a vender o litro do diesel a R$ 3,48 para as distribuidoras. O anúncio do corte de 30 centavos no preço aconteceu horas antes da conversa de Haddad com os jornalistas.

Ele assegurou que não há razões para alta do preço com a volta da cobrança dos impostos federais.

Segundo a Petrobras, no ano, a redução do preço de venda do diesel A para as distribuidoras chega a 22,5%.

O ministro disse ainda que serão anunciadas até quinta-feira (28), medidas compensatórias à derrubada do veto do presidente Lula da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até 2027.

O ministro manifestou otimismo em relação a tramitação das propostas no Congresso Nacional.

Antecipou ainda que o governo federal deve anunciar, nesta semana, o programa sobre “Depreciação Acelerada”, que vai ajudar as indústrias abaterem no Imposto de Renda a depreciação de seus equipamentos de produção.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Vôlei de praia já tem duplas femininas definidas para as Olimpíadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo
Geral

STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado ao pagamento da multa por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha de 2022 foi mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal

Baixar arquivo
Geral

Acampamento Terra Livre deve reunir mais de 6 mil indígenas

O evento começa nesta segunda-feira (22) e é considerado a maior mobilização indígena do país com representantes de centenas de povos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (22), pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 21h, duelam Vila Nova x Guarani

Baixar arquivo