Produção de veículos no país tem queda de 1,9% em 2023

Emplacamento, no entanto, cresceu 9,7%

Publicado em 10/01/2024 - 16:08 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A produção de veículos em geral caiu 1,9% em 2023, em relação ao ano anterior. A produção de veículos leves cresceu 1,3%, enquanto a produção de veículos pesados caiu 37,5%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (10) em coletiva da Anfavea, a Associação Dos Fabricantes de Veículos Automotores. 

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Marcio Lima, a queda na produção de caminhões é explicada pelos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões. 

O emplacamento de veículo leves cresceu 9,7% em 2023 em comparação com o ano de 2022. Foram emplacados mais de 2,3 milhões de veículos.   

A Anfavea estima, para 2024, um aumento de 6,1% no emplacamento de veículos leves e pesados, além de aumento nas exportações de 0,7%. 

Para o vice-presidente da entidade Marcio Lima, a expectativa é que nos próximos anos o emplacamento de veículos leves volte a 3 milhões.  

Já as exportações de veículos leves caíram 16% em 2023, muito em função da queda na demanda da Argentina, Colômbia e Chile. Por outro lado, o México dobrou sua participação como destino de veículos leves produzidos no Brasil. 

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo