Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

Publicado em 15/04/2024 - 20:59 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de bares e restaurantes registrou um aumento significativo no número de empresas no país operando em prejuízo, com o maior índice desde março de 2023. As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Os dados são de uma Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Conforme o levantamento, três dos principais fatores responsáveis pelo desempenho negativo foram a queda das vendas no mês, redução do número de clientes e custo de alimentos e bebidas.

Mesmo com ligeira recuperação em fevereiro, houve dificuldade em ajustar os preços do cardápio para recuperar perdas da inflação dos alimentos, que registrou alta de 4,51% entre fevereiro de 2023 e fevereiro deste ano, como explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

“Inflação dos alimentos retornou um pouco mais forte e acabou que o resultado foi 31% das empresas no Brasil operando em prejuízo, e isso nos alerta que precisamos urgentemente ajudar esse setor. Já temos quatro em cada 10 empresas operando com dívidas em atraso, algo muito grave e que aponta para uma insolvência.”

O presidente da Abrasel revela a construção de um plano para resgate do setor, em função dos problemas crônicos que persistem desde a pandemia.

“Abrasel contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um grande plano nacional de recuperação desse setor que possa mobilizar municípios, estados e União para promover um grande movimento nacional de recuperação desse setor. Estamos esperando que esse estudo fique pronto nos próximos meses para darmos andamento a esse conjunto de iniciativas que poderá resolver e amenizar essa situação.”

No estado do Rio de Janeiro, os números da pesquisa são superiores à média nacional de 31%, já que 46% das empresas registraram prejuízo em fevereiro.

A média do Rio também é superior à nacional no percentual de empresas inadimplentes. Enquanto no país são 39% em terras fluminenses, 46% das empresas estão devendo. Em ambos os casos, impostos federais lideram a lista de pagamentos atrasados, seguidos de impostos estaduais.

Ainda segundo a pesquisa da Abrasel, apesar dos desafios enfrentados pelos estabelecimentos, 25% dos empreendedores do país pretendem contratar mão-de-obra no primeiro semestre do ano.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo