Como deduzir o valor do Imposto de Renda fazendo doações?

Série Tira-Dúvidas responde questões sobre o IRPF 2024

Publicado em 15/04/2024 - 07:30 Por Edgard Matsuki - repórter da Radioagência Nacional - Brasília

Nem todas as pessoas sabem, mas é possível ajudar o próximo e, ainda, deduzir o valor devido na hora da declaração do Imposto de Renda. Quem realiza a declaração completa do IRPF 2024 pode optar por destinar uma porcentagem do imposto devido a doações.

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

Quem detalha é a professora de Ciências Contábeis da UFRRJ, Mariana Campagnoni: 

"Quem faz a declaração completa pode destinar até 6% da totalidade do imposto a Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. O contribuinte pode fazer isso de duas maneiras. Ele pode doar um valor ao fundo que ele escolher e lança esse valor como uma dedução na declaração de IRPF, ou pode optar pela doação na própria declaração. Um detalhe, os fundos devem ser controlados por conselhos municipais, estaduais, distrital e nacional  ou Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Então, são fundos específicos e registrados".

Se a doação for feita diretamente no programa de declaração do Imposto de Renda, o máximo que pode ser deduzido é 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. 

 Também é possível deduzir até 6% do valor devido às áreas de Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e projetos que incentivem a cadeia de reciclagem. Da mesma forma, é permitido abater até 1% com doações para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, o Pronas/PCD.

Há, ainda, a possibilidade de deduzir valores com doações de incentivo ao desporto. Quem doou a uma iniciativa na área do Esporte pode deduzir até 7% com doações acumuladas para outras áreas. Em nenhuma outra situação, a dedução do Imposto de Renda vai passar de 6%. O próprio programa de declaração do IR faz o cálculo do que é dedutível e informa ao contribuinte. 

O professor Eduardo Rodrigues, da Universidade Federal do Ceará, cita outros pontos de atenção na hora da doação: 

"Qualquer alteração no valor, após o dia 31 de maio, não é mais permitido para essa declaração. E todas as doações precisam ser comprovadas e informadas na declaração com detalhes do pagamento e informações do beneficiário. Também é importante lembrar que as doações realizadas ao orfanato e similares não são equivalentes aos fundos aqui tratados. Por isso, são indedutíveis".

Neste episódio do Tira-Dúvidas do IR 2024 também contamos com a consultoria dos professores Deypson Carvalho, da UDF e Ahiram Cardoso, da Unime. 

A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser feita até o dia 31 de maio. Até lá, a Rádio Nacional e a Radioagência Nacional respondem às suas questões no Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Edição: Israel do Vale/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina hoje

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação categorias C,D e E. E também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

Baixar arquivo
Geral

STJ amplia prazo para vítimas de abuso sexual pedirem indenização

A questão foi decidida no caso de uma mulher que entrou com uma ação por danos morais e materiais contra o padrasto. Ela alegou ter sido violentada dos 11 aos 14 anos de idade, mas só entrou com o processo de indenização aos 34 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo
Geral

Haddad: desoneração da folha traz risco de nova reforma da Previdência

No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto que prorrogava até 2027 a desoneração. Esse projeto troca a contribuição previdenciária - que é 20% da folha de pagamento - por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores.

Baixar arquivo
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo