História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Publicado em 22/04/2024 - 09:06 Por História Hoje - Brasília

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal. A bula assinada pelo Papa Urbano VIII condenou a prática, principalmente, nos territórios brasileiro e paraguaio.

Antes mesmo do início da colonização do continente americano pelos europeus, a Igreja Católica já tinha um documento em que se posicionava contra a escravidão. Em 1435, o Papa Eugênio IV assinou uma carta em que reprovava a exploração de nativos das Canárias pelos portugueses.

Mas, em 1452 e 1455, diante do processo de invasão das Américas, o Papa Nicolau V publicou duas bulas em que autorizava a coroa portuguesa a “invadir, conquistar, subjugar” e, ainda, condenar os africanos à escravidão perpétua. Em 1537, o Papa Paulo III condenou a escravatura de povos originários, sem mencionar os negros escravizados.

Em 1639, a bula Commissum Nobis dirigiu-se à exploração dos indígenas no Brasil e Paraguai.  A Igreja queria que eles fossem livres para que fossem convertidos à religião católica. Quem insistisse em manter essas pessoas em cativeiro, deixaria de ser reconhecido como cristão.

A determinação da Igreja Católica encontrou resistência dos donos que exploravam a mão-de-obra dos povos originários. Era mais barato ter escravos nativos do que pagar por africanos escravizados. Por outro lado, a coroa lucrava mais com a escravidão dos africanos.

Em 1755, um decreto aboliu a escravidão indígena legalmente na região amazônica e, três anos depois, a lei foi estendida para todo o território brasileiro.Como força de trabalho, os nativos foram substituídos pelos africanos que permaneceram sob maus-tratos e exploração até 1888.

 

História Hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Viva Maria: fisioterapeuta fala sobre as ações do "Junho Laranja"

Viva Maria de hoje destacou a importância da prevenção de queimaduras, em alusão ao mês de junho, que é representado pela cor laranja. Para falar sobre o assunto, foi convidada a fisioterapeuta Cristina Lopes Afonso, especialista em queimaduras.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 175 o número de mortos no RS após chuvas

Após 40 dias, o Rio Grande do Sul tem 478 municípios afetados e mais de 423 mil pessoas desalojadas.

Baixar arquivo
Cultura

São Paulo terá festival com mais de 60 documentários musicais

O festival In-Edit traz histórias curiosas, desconhecidas e com muito afeto envolvido entre quem faz os filmes e seus personagens.

Baixar arquivo
Economia

Brasileiros estão mais endividados, mas uso do cheque especial diminui

Os dados são de pesquisa da CNC sobre endividamento e inadimplência do consumidor. Para a Confederação, o aumento do endividamento mostra a demanda das famílias por crédito. 

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vila Nova joga contra Ceará; Sport encara o Paysandu

O Ceará está de olho no G4 e o Vila Nova busca a regularidade na competição. Já o Sport quer retornar ao grupo dos quatro melhores e o Paysandu tenta fugir do rebaixamento. 

Baixar arquivo
Economia

Ministro da Fazenda negocia MP que retringe desonerações fiscais

A medida provisória  precisa ser analisada pelos parlamentares em 60 dias. Haddad diz que a restrição nas compensações do PIS/Cofins não tem efeito inflacionário. Bancada Ruralista discorda. 

Baixar arquivo