Prorrogação de MP por Pacheco derruba a reoneração dos municípios

Publicado em 02/04/2024 - 12:45 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco prorrogou por mais 60 dias uma medida provisória encaminhada pelo governo, mas retirou desta prorrogação o trecho previa a reoneração da folha de pagamentos dos municípios. A decisão, na prática, derruba a reoneração – que passava de 8% para 20% a contribuição previdenciária das prefeituras – e que começaria a partir dessa segunda-feira, dia primeiro de abril.

Em nota, o presidente do Senado argumentou que a discussão sobre esse tema – desoneração – é assunto pra projeto de lei e não para medida provisória. E acrescentou que o Congresso está aberto à discussão e que uma MP não pode revogar uma lei promulgada no dia anterior, como se fosse mais um turno do processo legislativo.

É que esse um impasse começou há alguns meses. Em agosto passado, o Congresso aprovou a prorrogação da desoneração da folha para 17 setores. O presidente Lula vetou. O Congresso derrubou o veto. Ou seja, a desoneração continuava a valer.

O governo, então, editou uma MP revogando trechos da lei, determinando a reoneração gradual da folha para os setores da economia e para os municípios. Agora em fevereiro, o governo editou uma outra MP, revogando trechos da primeira, mas sem mencionar a questão dos municípios. Ou seja, reoneração mantida. Por conta disso, Rodrigo Pacheco então, prorrogou a MP, deixando caducar essa reoneração. Em mais um vai e vem, desoneração, agora mantida.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo