Banco Central: economia fica estável em abril

Prévia do Produto Interno Bruto, IBC-Br cresce 0,01% no período

Publicado em 14/06/2024 - 15:38 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A economia brasileira ficou estável em abril, de acordo com índice do Banco Central que tenta antecipar o PIB e que foi divulgado nesta sexta-feira (14). O IBC-Br cresceu apenas 0,01% em abril, depois de queda em março.

Esse índice é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo que é produzido no país, e que é calculado oficialmente pelo IBGE.

O economista e professor da Universidade de Brasília, Cesar Bergo, explica que o índice é um dos instrumentos do Banco Central para definir a taxa de juros. O IBC-Br acompanha mês a mês a atividade econômica e antecipa possíveis pressões inflacionárias.

“Possibilita você, como agente de mercado, ou mesmo investidor, consumidor, ter uma ideia de como tá indo, como se fosse um termômetro, da economia mês a mês. Isso é muito importante para que a gente possa ter uma previsibilidade no cálculo dos indicadores futuros”.

Bergo diz que, apesar do resultado positivo – 0,01% –, o índice veio menor que esperado, que era algo perto de 0,5% em abril.

“Apesar do setor de serviços ter mostrado um bom desempenho, a indústria não acompanhou esse desempenho. Apesar de todo avanço que a gente pode observar na melhoria do consumo, a produção industrial, realmente, veio bem abaixo e acabou puxando esses índices para baixo”.

Em relação a abril de 2023, o IBC-Br aumentou 4%. No trimestre encerrado no mês, o crescimento registrado foi de 0,76%.

Nos primeiros quatro meses do ano, o índice do Banco Central indica crescimento de 2,08%. E, em doze meses, alta de 1,81%.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta ação coordenada em incêndios no Distrito Federal

Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.

Baixar arquivo