Dívida dos estados estará na pauta de encontro entre Lula e Pacheco

Presidente do Senado quer entregar projeto complementar sobre o tema

Publicado em 16/06/2024 - 10:00 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

A semana deve começar com expectativa de reunião do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Lula, para tratar da renegociação das dívidas dos estados.

A ideia, segundo Pacheco é entregar a Lula um projeto de lei complementar sobre o assunto. Entre as propostas que serão apresentadas está a redução do indexador da dívida, que hoje é definido pelo IPCA + 4%, limitado à Selic, que é a taxa básica de juros, a concessão de créditos e a federalização de ativos do Estado.  
 
Pacheco também adiantou que quer conversar com os governadores dos estados mais endividados: Minas, Goiás e Rio, por exemplo
 
O presidente do Senado disse, ainda, que durante esta conversa com Lula, deverão ser discutidas também formas de compensação da desoneração da folha de 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes.

Isso depois dele ter devolvido parte da MP editada há algumas semanas e que tratava do assunto e que restringiu a compensação de créditos do PIS/Cofins.
 
Para esta semana, no Senado, o Marco dos Seguros e o projeto que trata da produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono serão prioridade.
 
Na Câmara, possibilidade de votação do projeto que torna crime o aborto após as 22 semanas de gravidez. O assunto deverá ser discutido em reunião de líderes nos próximos dias.
 
Nas comissões, audiência pública com a presidente da Funai, Joênia Wapichana, sobre a crise dos Yanomami na terça. No mesmo dia, a Comissão de Agricultura vai ouvir produtores e representantes do governo sobre a importação de arroz depois das enchentes no Sul.

E a Comissão de Legislação Participativa ouve especialistas sobre a proposta que privatiza o acesso às praias brasileiras, no que ficou conhecida como PEC das Praias.

Edição: Samia Mendes / L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei: Brasil vence Holanda, de virada, na Liga das Nações masculina

E mais: confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.  

Baixar arquivo
Política

“Parte mais rica do Brasil tomou conta do orçamento”, diz Lula

Presidente se referia a isenções fiscais que não se convertem em benefício para trabalhadores, por exemplo. Na entrevista, dada à CBN, Lula ainda falou da possível manutenção da Selic em 10,5% e da taxação de compras internacionais de até US$ 50.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Há 7 meses São Paulo não faz aborto legal acima de 20 semanas

O Hospital Vila Nova Cachoeirinha, o único que fazia o procedimento recomendado pela OMS para abortos acima de 20 semanas, parou de oferecer o serviço em dezembro. Justiça determinou que a prefeitura da capital volte a atender as mulheres que tem direito à intervenção, mas gestão municipal descumpre a decisão.  

Baixar arquivo
Geral

Chuva superou 500 milímetros em 20 cidades do RS no mês de maio

 Porto Alegre teve 564 milímetros de chuvas, quase cinco vezes acima do normal. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, e apontam para a maior crise climática que o estado já viveu.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Estamos retrocedendo", diz Lula ao condenar PL do Aborto

Em meio aos debates em torno do projeto de lei que trata como homicídio o aborto após 22 semanas, até mesmo o já permitido, em caso de estupro, o Presidente Lula voltou a criticar a proposta que tramita na Câmara dos Deputados.   

Baixar arquivo