Haddad diz que governo não tem plano B para MP do Pis/Cofins

Ministro colocará técnicos da Receita à disposição do Senado

Publicado em 12/06/2024 - 10:21 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois da devolução de trechos da medida provisória do Pis/Cofins, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro: o governo não tem plano B para a proposta e vai conversar com líderes e colocar técnicos da Receita Federal à disposição para buscar um caminho alternativo. Uma das preocupações, segundo Haddad, é com relação à fraude ou uso irregular dos créditos do Pis/Cofins, R$ 25 bilhões, segundo o ministro.

Essas compensações tributárias são formas que as empresas têm para obter desconto em tributos pagos a mais ao longo da cadeia produtiva.

A MP editada na semana passada, restringe o uso desses créditos apenas para abatimento do Pis/Cofins e não em outros tributos, como por exemplo, imposto de renda. Esse foi, justamente, um dos pontos da MP devolvidas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Outra preocupação do governo é com relação ao tempo. É que o Supremo deu prazo de 60 dias para que governo e Congresso encontrem uma fonte de receita para compensar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e da redução previdenciária de cidades com até 156 mil habitantes. E a MP do Pis/Cofins era a proposta do governo para essa compensação. O prazo vence agora no final do mês.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Segurança

Lula vai convocar governadores para discutir segurança pública

Presidente Lula disse que vai discutir com seriedade uma política de segurança pública para proteger a população e sinaliza que vai debater aumento salarial para policiais. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende 4 pessoas acusadas de divulgar fake news de candidatos no RJ

As investigações da Polícia Federal revelaram que a quadrilha já teria influenciado, no mínimo, em três eleições municipais.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: vendas no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho

Na passagem de junho para julho, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram alta. O melhor desempenho veio do setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 2,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

A medida coloca Manaus, a sétima cidade mais populosa do país, com quase 2,3 milhões de habitantes, na lista dos municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão

A vegetação está queimando intensamente nas duas últimas semanas por causa do tempo seco e dos ventos intensos na região, o que aumenta a possibilidade de queimadas.

Baixar arquivo