Candidatos ao CNU podem solicitar devolução da taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido começa nesta sexta-feira (5)

Publicado em 05/07/2024 - 09:15 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os candidatos ao Concurso Nacional Público Unificado que desejam desistir poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição desta sexta-feira (5) até domingo. São apenas três dias.

O pedido de reembolso deverá ser feito online, diretamente na  plataforma do concurso. Com isso, a participação nas provas de 18 de agosto estará cancelada.

Essa medida é para atender quem foi prejudicado pela remarcação das provas, antes previstas para 5 de maio e adiada para 18 de agosto por causa da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, provocada por enchentes.

Também aqueles que moram no Rio Grande do Sul poderão solicitar a alteração da cidade de realização das provas. O mesmo para quem mora em outro estado e faria a prova em alguma cidade gaúcha. Foi o que explicou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nessa quinta-feira.

O edital do concurso previa reembolso da taxa de inscrição apenas para situações como falta de energia e desastres naturais.

A ministra Esther Dweck também explicou que se ocorrer um evento excepcional, imprevisível e de grandes proporções que atinja 0,5% dos inscritos vai ser feita uma prova extraordinária para as pessoas afetadas, mas sendo mantida a data de 18 de agosto para os demais.

O cronograma ficou assim: 7 de agosto, os candidatos receberão o cartão de confirmação; provas dia 18 agosto; resultados finais em 21 de novembro e posse em janeiro do ano que vem.

O edital com as novas regras foi publicado em edição extra do Diário Oficial, nessa quinta-feira. 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo