![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/07/2024 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, denunciou o movimento de setores do mercado financeiro contra a renegociação das dívidas dos estados. O senador esteve nesta sexta-feira (12) em um evento para jornalistas em São Paulo.
Para Pacheco, o mercado estaria interessado nas privatizações de estatais estaduais à “preço de banana”. Na proposta do senador, os estados podem usar ativos, como as estatais, para abater as dívidas com a União.
“E o que está acontecendo hoje é que estão reagindo a este projeto de lei, alguns setores do mercado financeiro, que querem, nada mais nada menos, que adquirir a preço de banana, a preço vil, propriedades e os ativos de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, dos estados endividados. Eles arrepiam em pensar na ideia de federalização, com entrega de ativos do estado para a União e estão trabalhando com outro projeto”.
Rodrigo Pacheco voltou a defender a proposta de refinanciamento apontando que as dívidas são impagáveis. Ele alertou que a proposta não altera o valor total da dívida, mas apenas sua correção monetária, e que os estados não endividados também poderão se beneficiar.
“Esses estados endividados passarão a negociar, a partir desse projeto, com valor consolidado da dívida. Nós não estamos retroagindo pra discutir o juro passado. Houvesse abatimento, evidentemente, os estados não endividados poderiam ter uma cota parte disso. Mas não há abatimento sobre o valor da dívida. E, segundo, a redução do juros é uma redução que aproveita todos os estados. Inclusive aqueles estados que possam ser endividados no futuro. Esses juros pagos pelos estados endividados tão constituindo um fundo de equalização para o qual, cujo conteúdo, vai também para os estados não endividados”.
O próprio presidente do Senado apresentou projeto, essa semana, para buscar uma solução para as dívidas de mais de R$ 760 bilhões dos estados e do Distrito Federal com a União.
Os débitos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás representam quase 90% de toda essa dívida.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/ Instagram/ CBMMG Ipatinga 12/01/2025 Ipatinga teve diversos pontos de deslizamentos e alagamentos devido à chuva da madrugada deste domingo (12)
Crédito: Reprodução/ Instagram/ CBMMG](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)