Haddad afirma estar otimista com regulamentação da reforma tributária

Publicado em 02/07/2024 - 20:21 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (2) que está otimista com a aprovação da regulamentação da reforma tributária. A expectativa é de que o Congresso vote a proposta antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

Haddad se reuniu com deputados que discutem a regulamentação do Conselho Gestor que irá administrar o futuro imposto sobre bens e serviços e comentou que está otimista com o texto e o calendário de votação. 

O ministro da Fazenda também comentou sobre a disparada do dólar nos últimos dias. Para Haddad, uma melhor comunicação sobre o arcabouço fiscal e autonomia do Banco Central são ações necessárias para combater a desvalorização do real frente ao dólar.

Nessa terça-feira, o dólar fechou em R$ 5,66. Fernando Haddad ainda negou que haja intenção do governo de aumentar o IOF, imposto sobre operações financeiras, para conter o aumento da moeda americana.

O ministro da Fazenda disse ainda que se reunirá com o presidente Lula nesta quarta-feira para discutir medidas de cortes no orçamento para atingir a meta fiscal deste ano.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Terreiros de religiões de matriz africana serão reformados em Salvador

Programa Casa Odara também prevê a regularização fundiária dos terreiros. Os representantes poderão indicar as intervenções mais urgentes nos espaços, como reboco, pintura e substituição de telhado, com investimento de até R$30 mil por imóvel.  

Baixar arquivo
Economia

Juros nos EUA, especulação, Lula: entenda a atual oscilação do dólar

Falas do presidente, tidas como decisivas para altas sucessivas da moeda, não são o único motivo para as movimentações atuais do dólar. Especialistas explicam os diferentes fatores em jogo.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro intensifica ações contra coqueluche

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está intensificando as ações de prevenção contra a coqueluche.

O último caso notificado na cidade havia sido em agosto de 2021 e, em 2024, já são 19 casos confirmados.

Baixar arquivo
Geral

Novo ponto de parada e descanso na Dutra terá 120 vagas para caminhões

A entrega será feita pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; e o diretor-geral do Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Fabrício Galvão.

Baixar arquivo
Geral

Primeira cidade provisória para vítimas das chuvas no RS é inaugurada

O local tem 126 casas modulares com 17 metros quadrados, que podem receber até cinco pessoas. As unidades habitacionais foram doadas pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Beneficiários do RS passam a receber Bolsa Família no dia 1º do mês

Normalmente, o calendário de pagamento do Bolsa Família segue o último dígito do NIS, Número de Identificação Social. Quem termina em 1, recebe no primeiro dia, em 2, no dia seguinte e assim vai.
 

Baixar arquivo