Imposto sobre importação de carro elétrico aumenta para 18%

Reajustes serão graduais, para estimular a produção nacional

Publicado em 01/07/2024 - 15:27 Por Leandro Martins - São Paulo

Importar um automóvel elétrico está mais caro a partir desta segunda-feira, 1º. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o reajuste estava definido no cronograma do governo federal, com objetivo de incentivar a produção de veículos eletrificados no Brasil, atraindo investimentos para o setor.

Para os elétricos, a partir de agora, o imposto passa de 10% para 18%; daqui a um ano, sobe para 25%; e atinge 35% a partir de julho de 2026.

No caso dos carros híbridos, que funcionam com os dois motores (elétrico e a combustão), a alíquota do imposto passa para 25%, agora; vai a 30%, em julho do ano que vem; e alcança 35%, em julho de 2026.

Tem ainda os automóveis plugin, também híbridos, mas que podem receber carga elétrica externa. Esses, a partir deste primeiro de julho, têm alíquota de 20%; passa a 28%, em julho de 2025; e atinge 35%, em julho de 2026.

Na categoria dos automóveis elétricos para transporte de carga ou caminhões elétricos, o imposto é maior desde já, com 35% a partir deste primeiro de julho.

Segundo o governo federal, a alíquota mais alta, neste caso, é porque existe produção nacional suficiente neste segmento.  O preço dos carros que já estão nos estoques das concessionárias não aumenta.

Sobre o valor das taxas, o ministro Geraldo Alckmin faz a comparação com os Estados Unidos. Lá, um automóvel importado da China entra no mercado norte-americano com 100% de imposto de importação, ou seja, o dobro do preço.

Edição: Samia Mendes / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Sobe para 180 número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

E a chuva volta ao estado. Vão ser vários dias com instabilidade até domingo (7) ou segunda-feira, mas sem preocupação de novas enchentes, segundo a Metsul meteorologia.

Baixar arquivo
Geral

Solo saturado no RS gera alerta e técnicos federais fazem vistorias

Serviço Geológico do Brasil já identificou 9 mil pontos de deslizamento. Com o terreno encharcado, mesmo chuvas leves podem causar desastres.

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais de São Paulo respondem sobre realização de aborto legal

Documento assinado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que os hospitais informassem se estão realizando - ou justificassem eventual negativa - atendimento a pacientes que buscaram procedimento de aborto legal.

Baixar arquivo
Geral

Alicia Veiga, que desviou R$ 1 mi de fundo de formatura, é condenada

Alicia era presidente do Fundo de Formatura do curso de medicina da USP e confessou a responsabilidade pelo desvio do dinheiro. Ela foi condenada por estelionato a cinco anos, em regime semiaberto.

Baixar arquivo
Cultura

Feira Nacional de Artesanato reúne cinco mil artesãos em Olinda

A Fenearte, considerada a maior feira do gênero na América Latina, vai até o dia 14 de julho. Nesta edição, o homenageado é o artesão Mestre Nado, que tem como referência de trabalho a produção de instrumentos musicais, tendo o barro como matéria prima.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria: livro aborda violência contra mulheres

Viva Maria destaca dados de uma pesquisa inédita do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, que revela crianças e mulheres negras como as maiores vítimas de estupro no Brasil.

Baixar arquivo