Produção de biodiesel e etanol bate recorde no Brasil

Publicado em 18/08/2024 - 16:51 Por Gabriel Brum- repórter da Rádio Nacional - Brasília

A produção de etanol e biodiesel no Brasil totalizou quase 43 bilhões de litros no ano passado, um recorde, informou o Ministério de Minas e Energia. Os dados estão no Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024.

Foram 35,4 bilhões de litros produzidos de etanol, quase 80 milhões de litros a mais que em 2019, ano de maior produção até então. Só a região Sudeste foi responsável por metade do total em 2023. A região Norte do país foi a única que teve queda de produção.

O biodiesel teve a produção impulsionada pelo aumento do percentual na mistura com o diesel normal. No ano passado, a indústria nacional produziu mais de 7,5 bilhões de litros, com destaque para as regiões Sul e Centro-oeste. Por outro lado, Sudeste e Nordeste apresentaram recuo na produção do biodiesel.

O Ministério de Minas e Energia destacou também a produção de biometano, que cresceu 12% em 2023 em relação ao ano anterior.

Edição: Daniel Ito - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 80 anos nascia Barry White

O cantor norte-americano nasceu no Texas em 12 de setembro de 1944. Durante a carreira, gravou 20 álbuns e venceu dois Grammys.

Baixar arquivo
Geral

Aumento na taxa seca eleva custos no Polo Industrial de Manaus

O Polo Industrial de Manaus concentra cerca de 600 fábricas e emprega aproximadamente 500 mil pessoas de forma direta e indireta.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria comemora os 87 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Hoje, a emissora mais antiga da Rede Nacional de Rádio celebra seus 87 anos com uma programação especial.

Baixar arquivo
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo