Senado analisa a compensação da desoneração da folha de pagamento

Publicado em 07/08/2024 - 09:27 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado pode votar nesta quarta-feira (07/08) o projeto que trata das formas de compensação para a desoneração da folha de pagamento A votação, no entanto, depende ainda de acordo entre os parlamentares e o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os líderes, os senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), para tentar costurar esse acordo. 

Que a reoneração será gradual a partir do ano que vem já é ponto pacífico. O problema é definir de onde virá a compensação para o que está desonerado. O Senado chegou a apresentar uma lista de fontes: repatriação de ativos, recursos no exterior, o Refis das agências reguladoras e também propostas que foram aprovadas agora, como os recursos que virão da regulamentação das apostas esportivas e daquelas compras de até 50 dólares no exterior. Isso tudo para não aumentar impostos. O governo propõe, também, o aumento da CSLL, que é a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, no que o Pacheco é contra.

Enquanto isso, o projeto está parado. O Senado e a Câmara têm até 11 de setembro para decidir. Essa é a data limite para um acordo, definida pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), naquela ação que pediu a suspensão da desoneração.

Já a Reforma Tributária deve ficar para depois das eleições. Pelo menos a votação. Até lá, Rodrigo Pacheco pretende discutir o assunto. Fazer audiências e ouvir especialistas. O relator é o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Outro assunto prioridade no Senado é a dívida dos estados;. A votação é na semana que vem. O relator dessa proposta, que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, chamado de Propag, será o senador Davi Alcolumbre. Nesta quarta-feira (07/08) Pacheco se reúne com governadores do Nordeste. E o assunto está na pauta.
 

Edição: Samia Mendes / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo