![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 2, trouxe mais um aumento na previsão para a inflação e para o crescimento econômico em 2024.
A previsão é que o IPCA, o índice oficial de inflação, feche o ano a 4,26%. São sete semanas seguidas de alta.
O Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo que é produzido no país, deve crescer 2,46% neste ano.
Apesar desses números, os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central mantiveram a projeção da taxa básica de juros em 10,5% em 2024. E o dólar deve terminar o ano a R$ 5,33.
O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que o dólar alto e o preço da energia impactam a inflação. Mas ele avalia que o resultado fiscal de julho, que teve um déficit de R$ 21 bilhões, pode pressionar a decisão sobre os juros.
Para 2025, a previsão é de leve queda na inflação, estimada em 3,92%, e de crescimento menor na economia, com 1,85%.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Movimentação de aviões comerciais no aeroporto de Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Tibet Fire and Rescue/Proibida reprodução Rescue teams stand amid rubble in the aftermath of an earthquake in a location given as Shigatse City, Tibet Autonomous Region, China, January 7, 2025, in this screengrab obtained from a handout video. Reuters/Tibet Fire and Rescue/Proibida reprodução THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. NO RESALES. NO ARCHIVES. MANDATORY CREDIT](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 07/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com Sidônio Palmeiras. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 07/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil Paulo Teixeira, durante sanção do Projeto de Lei nº 1970/2019, que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte/EBC Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)