Economistas avaliam que o aumento da Selic para 10,75% não surpreende
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício do Banco Central no Setor Bancário Norte](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Economistas avaliam que o aumento da taxa básica de juros não surpreendeu e está alinhada com as projeções para o futuro da inflação. O Copom elevou a taxa Selic para 10,75% ao ano nessa quarta-feira.
O professor de economia da Universidade Federal de Minas Gerais, Mauro Sayar, considera a decisão correta. Segundo ele, o Banco Central vê um cenário desfavorável para controlar a inflação, com as expectativas muito acima do centro da meta que é de 3%. A economia muito aquecida é, hoje, o principal fator para o aumento da inflação. Por isso, para Sayar, com a alta da Selic, o Banco Central espera reduzir o crescimento econômico para não gerar inflação.
O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que a decisão do Copom não surpreendeu o mercado. Mas há sim repercussões negativas, já que o crédito vai ficar mais caro.
Para Bergo, o crescimento econômico de 2024, previsto para ficar acima de 3%, não deve ser afetado. O impacto da decisão do Banco Central deve ser sentido nos dois próximos anos.
Em nota, o Banco Daycoval afirmou que o ciclo de alta dos juros deve acelerar, até chegar a 12% no início do ano que vem.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)