Em 10 anos, plataforma Consumidor.gov já recebeu 8 milhões de queixas
Cartão de crédito e débito, setor aéreo e celular: esses são os segmentos que mais recebem reclamações dos consumidores. E envolvem ofertas não cumpridas, cobrança por serviços ou serviços não prestados. É o que mostra o último balanço divulgado pelo Ministério da Justiça nessa sexta-feira, quando a plataforma consumidor.gov completa dez anos de atuação.
De lá pra cá, já foram mais de 8 milhões de queixas e mais de 70% foram solucionadas de forma rápida. O tempo médio de resposta por parte das empresas é de 6 dias. O diretor de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral, explica ainda que as mulheres são as que mais reclamam.
Para entrar na plataforma é fácil. Basta acessar consumidor.gov.br. Lá, é possível falar diretamente com a empresa, mas é preciso que ela seja uma das 1483 empresas cadastradas. O Consumidor.gov faz a mediação e monitora a solução do problema, o que é uma forma de evitar a judicialização, segundo o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.
O serviço é de graça e lá no site é possível ver o ranking das últimas reclamações, o tipo delas e a resposta das empresas.