logo Radioagência Nacional
Economia

FGV: Índice de Incerteza da Economia fica estável em setembro

Segundo economista, índice reflete resultado positivo da economia
Baixar
Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional
30/09/2024 - 15:54
Rio de Janeiro
An electronic board showing the recent fluctuations of market indices is seen on the floor of Brazil's B3 Stock Exchange in Sao Paulo, Brazil October 19, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli
© REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, ficou estável em setembro, em 107,8 pontos, mantendo-se abaixo dos 110 pontos, o que reflete um resultado positivo.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista da FGV, a análise dos dados diários revelou uma queda no indicador até meados do mês.

“Ao longo do mês a queda foi motivada pelos resultados fortes da economia: PIB veio acima do esperado, o mercado de trabalho tá forte, a renda tá elevada”.

Na segunda quinzena, no entanto, voltou a subir, pressionado pelas discussões sobre taxa de juros e o cenário político internacional.

“A guerra no Oriente Médio contribui para esse aumento, junto com a incerteza em torno da política monetária para os próximos meses. No geral, o resultado da incerteza permanece numa faixa de incerteza moderada, o que reflete um resultado positivo, quando a gente olha historicamente. O índice de incerteza ficou, por muito tempo, acima de 110 pontos, que seriam as faixas desfavoráveis de incerteza que impactariam consumo e investimento da economia”.

Ainda de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira pela FGV, dos itens que compõem o indicador, o “componente de mídia caiu 0,1 ponto este mês, alcançando 106 pontos, menor nível desde março, quando atingiu 105,6 pontos.

O componente de Expectativas, por sua vez, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu pela quinta vez seguida, agora em menor ritmo, em 0,1 ponto.  O indicador registra em setembro 111,5 pontos, maior nível desde junho do ano passado, quando atingiu 116,8 pontos.

 

x