![Tomaz Silva/Agência Brasil Avião, aviação, Azul, Aeroporto Santos Dumont](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A nova Lei Geral do Turismo prevê recursos para incentivo à aviação e repasse de recursos, a criação de um plano nacional, além de novas regras para hospedagens no país.
Será criado Mapa do Turismo Brasileiro, para nortear ações e programas do governo federal, com destinação de recursos para regiões turísticas.
Na sanção do projeto, nesta quarta-feira (18), o presidente Lula reforçou que o turismo deve ser uma forma de reduzir as desigualdades.
A lei prevê que 30% recursos Fundo Nacional de Aviação Civil sejam usados para ações relacionadas ao incremento do turismo pela aviação.
Já recursos do Fundo Geral de Turismo poderão ser descentralizados de forma não-reembolsável para munícios, estados e o DF, inclusive por emendas parlamentares, para ações de turismo aprovadas pelo ministério.
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, reforçou a intenção de crescer o turismo nos parques nacionais.
A nova Lei Geral do Turismo também vai permitir que seja autorizada a hospedagem de crianças e adolescentes acompanhadas apenas por parentes como avós, irmãos maiores de idade ou tios, sem autorização dos pais, apenas comprovando de parentesco.
A norma prevê regras para hospedagens do tipo Airbnb, com previsão de regras e responsabilidades. Ainda vai permitir que entidades como Sesc estimulem o turismo social.
![Reuters/Azamat Sarsenbayev/Proibida reprodução A drone view shows emergency specialists working at the crash site of an Azerbaijan Airlines passenger plane near the city of Aktau, Kazakhstan December 25, 2024. Reuters/Azamat Sarsenbayev/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Estreito/Divulgação Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto: Prefeitura de Estreito/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gustavo Moreno/STF Brasília (DF) 13/11/2024 - Foto tirada na sessão da Primeira Turma do STF - 12/11/2024
Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF.
Foto: Gustavo Moreno/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Aplicativo Simples Nacional](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Ponte Rio-Niterói](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)