Com a proximidade do fim de ano está crescendo a confiança dos lojistas em relação às vendas. É o que aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, que divulgou nesta quarta-feira o Índice de Confiança do Empresário do Comércio.
Em novembro, o índice da CNC alcançou 113,5 pontos, o que representa um aumento de 1,4% em relação a outubro e um avanço de 2,9% na comparação com novembro de 2023.
O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, resume os fatores que levaram a esse resultado.
“Final de ano sempre é um momento de perspectiva elevada para esse empresário, em razão da Black Friday e o Natal, que são datas muito intensas de venda no varejo brasileiro”.
De acordo com o indicador, o aumento da confiança é impulsionado especialmente por supermercados, farmácias e cosméticos, que apresentaram crescimento de 2,3%. Setores como vestuário, tecidos e calçados também tiveram avanço.
Outro destaque são as contratações de funcionários temporários, item que alcançou 131,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2022.
O segmento de bens duráveis foi o único a apresentar queda. De acordo com a CNC o motivo é a vulnerabilidade desses produtos de maior valor em relação às taxas de juros elevadas no país.
*Com informações da Agência Brasil.