Rio de Janeiro bate novo recorde e produz 74% de gás natural no Brasil
![Agência Petrobras gás natural](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Rio de Janeiro representa 74% da produção de gás natural no país, em novo recorde apontado na sétima edição do estudo Perspectivas do Gás no Rio 2024-2025, da Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Enquanto a produção média diária nacional cresceu 1% em 2024, alcançando o patamar de 151 milhões de metros cúbicos por dia, o estado alcançou 113 milhões de m³/dia, impulsionado pelo crescimento de 6% na produção.
O estudo destaca que as reservas nacionais cresceram 46% em 2023, a partir de campos em águas fluminenses. O Rio representa agora 72% das reservas nacionais, respondendo por 372 bilhões de metros cúbicos dos 517 bilhões de metros cúbicos no país.
A Firjan também mapeou que os investimentos ao longo da cadeia de valor do gás natural nos próximos dez anos superam R$ 150 bilhões, o que possibilitará a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, a depender a concretização de projetos.
*Com informações da Agência Brasil e locução de José Carlos de Andrade.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agênci Manaus (AM) 03/07/2024 - Cenas da cidade de Manaus, Teatro Amazonas.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fotorech/Pixabay Foto de gestante - Mulher em gestação. Foto: Fotorech/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Itaboraí (RJ) - Hospital Tavares Bastos, local já serviu de hospital-colônia durante a época do isolamento compulsório das pessoas com hanseníase e, ainda hoje, é residência para dezenas de pacientes e ex-pacientes (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)