Professores da rede pública do Rio de Janeiro vão receber oficinas inspiradas no personagem Don Quixote. O projeto “Ler é uma viagem” tem como objetivo mostrar formas de incentivar a leitura. A oficina está circulando pelo interior do Rio de Janeiro e já passou por Piraí, Volta Redonda e Saquarema e chega nesta quarta-feira (6) a Araruama para depois seguir para Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Rio Bonito.
Para chegar no espírito do cavalheiro criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, o grupo usa a versão de Don Quixote escrita para crianças por Monteiro Lobato.
Além de se inspirar nas aventuras contadas para a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, o projeto Ler é uma Viagem incentiva a escrita de cartas. De acordo com a atriz e fundadora do projeto, Élida Marques é possível mostrar através de sessões de leitura pública e música ao vivo que a literatura pode ir além dos clássicos.
O projeto Ler é uma Viagem começou em 2003 e já passou por mais de 100 cidades. A turnê deste ano no interior do Rio vai abranger oito municípios do Rio de Janeiro.