O Brasil conquistou o primeiro lugar geral na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Os quatro estudantes que fazem parte da equipe somaram juntos 154 pontos, sendo que o máximo era 168.
Na classificação por alunos, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata. Mateus Siqueira Thimóteo, de Mogi das Cruzes, São Paulo, foi um dos medalhistas de ouro e disse estar muito feliz com seu resultado na competição.
Mateus, que está no primeiro ano do ensino médio, falou que já participou de várias olimpíadas e explicou como se preparou para as provas.
Ele disse ainda que estuda entre 3 e 4 horas por dia como preparação para a competição e pretende continuar participando das próximas.
A olimpíada contou com 24 estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes e dois professores.
Durante a competição, os alunos fizeram provas com exercícios das áreas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Para participar das competições internacionais de matemática, os alunos devem passar antes pela Olimpíada Brasileira de Matemática, realizada todos os anos nas escolas públicas e privadas em todo o país.