Estudantes ocupam prédio da reitoria da Unirio

Publicado em 04/11/2016 - 18:02 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Cerca de 70 estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) ocupam o prédio da reitoria da instituição desde a noite desta quinta-feira.

 

O grupo protesta contra a PEC 241, que fixa um teto para os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. Eles também lutam contra a reforma do ensino médio e contra o projeto escola sem partido.

 

Um estudante da instituição, que preferiu não se identificar, contou que a decisão de ocupar somente a reitoria se deu por outras áreas da universidade serão locais de prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.

 

Segundo o aluno, por mais que alguns estudantes da instituição estejam contra o movimento, a própria reitoria, que está ocupada, já costura um apoio com o movimento.

 

O Rio de Janeiro conta, atualmente, com doze locais de prova do Enem ocupados. Destes, nove correspondem ao tradicional Colégio Pedro II. Além destes, alguns prédios da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras, Região dos Lagos, e um bloco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em Duque de Caxias, também aderiram ao movimento.

Últimas notícias
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo