O Ministério da Educação autorizou, nesta quarta-feira, a liberação de mais de R$ 2 milhões em limite de empenho extra para a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
De acordo com o MEC, a liberação em caráter emergencial ocorre por causa de um incêndio que atingiu a instituição no início de agosto.
Os recursos, segundo o ministério, serão utilizados para custear as obras de conclusão da residência estudantil, que terá capacidade para 252 alojamentos.
O incêndio na UFRJ aconteceu na madrugada do dia 2 de agosto, em uma das alas do alojamento, que abrigava 165 estudantes. O incidente deixou um estudante ferido, ele sofreu fratura na perna ao tentar sair do local e outros três chegaram a relatar inalação de fumaça.
Segundo informações prestadas pela reitoria da universidade, todos eles se encontram bem. Do total de estudantes, 35 perderam bens, roupas e materiais básicos.
No mesmo dia, a instituição entrou em contato com o MEC solicitando apoio. O Ministério decidiu liberar os recursos extras, após avaliar a situação. Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, o aporte financeiro vai permitir à universidade a construção de um bloco que servirá de residência aos estudantes desalojados.
Barone informou, ainda, que a obra já está em andamento e que, em breve poderá ser ocupada.