No ano que vem, mais estudantes vão poder cursar o ensino médio em tempo integral. A Secretaria Estadual de Estado de Educação divulgou que em 2018, a rede estadual vai contar com mais 45 escolas com a carga horária ampliada.
A ampliação segue a reforma do ensino médio implementada neste ano pelo governo federal, com aumento da carga horária de matemática, português e inglês e a oferta de uma formação profissionalizante, no caso, em empreendedorismo. O novo desenho, no entanto, levanta preocupações de especialistas.
A professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, Marise Ramos, especialista em educação profissional no ensino médio, alerta para estudos que tem demonstrado que a educação em tempo integral tem sobrecarregado professores e estudantes quando é associada ao aumento da carga horária das disciplinas convencionais e a formação profissional não acontece de forma integrada.
Marise cita o caso do estado de Pernambuco, que tem levantado diversos questionamentos.
Ela acrescenta que a ampliação do tempo de disciplinas como português e matemática evidencia que a motivação para a extensão da carga horária é a melhora de desempenho em avaliações de larga escala.
Para a professora, a oferta do ensino profissionalizante em empreendedorismo coloca em xeque a propaganda do Ministério da Educação de que os estudantes terão muitas opções de escolha no novo ensino médio.
O secretário de Estado da Educação, Wagner Victer, rebate as críticas. Ele defende a escolha do empreendedorismo como itinerário de educação profissional, que segundo ele, vai ser oferecido em parceria com o Sebrae e permite uma formação ampla.
O secretário destacou que a rede já oferece outras várias formações em diversas parcerias nas unidades que já funcionam com a carga horária estendida. Em relação aos outros questionamentos,Wagner Victer afirma que a melhora do desempenho nos exames não é a principal preocupação do governo estadual ao ampliar a jornada escolar e que as escolas vão garantir as mesmas condições que já oferecem hoje.
Ele destacou o fato de não ter havido nenhum problema de falta de merenda na rede estadual neste ano. Segundo o secretário, a ampliação das escolas de tempo integral não é contraditória com a polêmica reestruturação promovida pela secretaria desde 2016, com fechamento de turmas e escolas, uma vez que não implica novos gastos.
De acordo com Wagner Victer, por enquanto não há previsão de contratação de novos professores para as escolas. Com a ampliação, o estado do Rio terá 233 unidades ofertando ensino médio em tempo integral. O número corresponde a cerca de 20% da rede.
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