Mais 45 escolas do Rio terão carga horária ampliada ano que vem

Educação

Publicado em 11/11/2017 - 14:15 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

No ano que vem, mais estudantes vão poder cursar o ensino médio em tempo integral. A Secretaria Estadual de Estado de Educação divulgou que em 2018, a rede estadual vai contar com mais 45 escolas com a carga horária ampliada.

 

A ampliação segue a reforma do ensino médio implementada neste ano pelo governo federal, com aumento da carga horária de matemática, português e inglês e a oferta de uma formação profissionalizante, no caso, em empreendedorismo.  O novo desenho, no entanto, levanta preocupações de especialistas.

 

A professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, Marise Ramos, especialista em educação profissional no ensino médio, alerta para estudos que tem demonstrado que a educação em tempo integral tem sobrecarregado professores e estudantes quando é associada ao aumento da carga horária das disciplinas convencionais e a formação profissional não acontece de forma integrada.

 

Marise cita o caso do estado de Pernambuco, que tem levantado diversos questionamentos.

 

Ela acrescenta que a ampliação do tempo de disciplinas como português e matemática evidencia que a motivação para a extensão da carga horária é a melhora de desempenho em avaliações de larga escala.

 

Para a professora, a oferta do ensino profissionalizante em empreendedorismo coloca em xeque a propaganda do Ministério da Educação de que os estudantes terão muitas opções de escolha no novo ensino médio.

 

O secretário de Estado da Educação, Wagner Victer, rebate as críticas. Ele defende a escolha do empreendedorismo como itinerário de educação profissional, que segundo ele, vai ser oferecido em parceria com o Sebrae e permite uma formação ampla.

 

O secretário destacou que a rede já oferece outras várias formações em diversas parcerias nas unidades que já funcionam com a carga horária estendida. Em relação aos outros questionamentos,Wagner Victer afirma que a melhora do desempenho nos exames não é a principal preocupação do governo estadual ao ampliar a jornada escolar e que as escolas vão garantir as mesmas condições que já oferecem hoje.

 

Ele destacou o fato de não ter havido nenhum problema de falta de merenda na rede estadual neste ano. Segundo o secretário, a ampliação das escolas de tempo integral não é contraditória com a polêmica reestruturação promovida pela secretaria desde 2016, com fechamento de turmas e escolas, uma vez que não implica novos gastos.

 

De acordo com Wagner Victer, por enquanto não há previsão de contratação de novos professores para as escolas. Com a ampliação, o estado do Rio terá 233 unidades ofertando ensino médio em tempo integral. O número corresponde a cerca de 20%  da rede.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo