Primeiro dia de provas do Enem tem 30% de abstenção, o maior índice desde 2009

Balanço Enem

Publicado em 05/11/2017 - 22:48 Por Mariana Martins - Brasília

30% dos candidatos inscritos não compareceram a prova do Enem realizada neste domingo. Esse é o maior número de abstenções desde o 2009, quando o Enem passou a ser utilizado de forma ampla para ingresso nas universidades do país.

 

Para esta edição, estavam inscritos 6 milhões e 700 mil candidatos e, segundo o Ministro da Educação Mendonça Filho, o número de abstenções estava dentro do esperado.

 


Ao todo 273 pessoas foram eliminadas neste primeiro dia de prova, sendo que 264 por descumprimento das regras gerais do edital e nove por estarem com equipamentos proibidos e que foram identificado por detectores de metal. Esse número é muito inferior ao do ano passado, quando 3.942 candidatos foram eliminados, segundo o Ministro da Educação.

 

Contudo, este ano as provas estão sendo aplicadas, pela primeira vez, em dois domingos diferentes e, portanto, estes números não são definitivos e podem aumentar com as abstenções da última prova.

Ao todo foram registradas 4 ocorrências, sendo duas por participantes que saíram de sala com o caderno de prova em mãos antes do horário permitido e duas por falta de energia em locais de realização das prova. Um dos candidatos que saiu da sala com a prova na mão foi identificado e foi desclassificado, outro ainda não foi identificado.

 

Quanto aos estudantes que estavam nas escolas que ficaram sem luz, uma em Teresina, no Piauí e outra em Uruaçu, em Goiás, farão suas provas em dezembro, quando há a reaplicação do Enem para as pessoas que são privadas de liberdade e demais intercorrências. Além dessas ocorrências, um aluno foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas pode fazer a prova e não foi eliminado.

 

A polêmica em torno dos critérios de correção das redações também foi tema da coletiva. O Ministro da Educação falou que a decisão do STF será respeitada e que a decisão de não recorrer foi também para garantir segurança e estabilidade para quem está realizando a prova.

 

O Ministro avaliou ainda positivamente o tema da redação que foi “Desafios para formação educacional de Surdos no Brasil” . Falou que o Brasil precisa enfrentar essa questão.

 

Neste domingo foram realizadas as provas de ciências humanas, ciências da natureza e redação. No próximo domingo, as provas continuam e serão aplicadas nos mesmos lugares e também no mesmo horário de início. A prova da semana que vem, contudo, terá uma hora a menos de duração.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo